12.17.2013

Ação Coletiva 17.12.2013 - Sistema Municipal de Cultura


Três integrantes do Coletivo Consciência Coletiva estiveram presentes neste tarde (17/12) na Sessão Extraordinária da Câmara Municipal de Vereadores de Novo Hamburgo. Os integrantes foram acompanhar a votação da PL 193/2013 que "Cria o Sistema Municipal de Cultura(...)." O projeto, cuja íntegra pode ser acessada através do link 
(http://sapl.camaranh.rs.gov.br/sapl/sapl_documentos/materia/24719_texto_integral.pdf), foi aprovado.

O Coletivo acompanha a perspectiva de implantação do Sistema Municipal de Cultura, tendo participado da 2º Conferência Municipal no mês de Julho. Desde então, articulou a pré-organização de um dos fóruns setoriais (de Patrimônio Cultural), realizou uma reunião temática sobre artes visuais e uma série de encontros com poderes públicos e sociedade civil, sempre pautando a importância da ampliação das instâncias de participação.

Jorge Luís Stocker Jr., acadêmico de arquitetura e participante desta ação, comenta que "Trouxemos uma mensagem que julgamos essencial quando se fala na construção de política cultural: a Sociedade precisa espaços para participar e principalmente, protagonizar todas as ações. O Sistema Municipal de Cultura é uma expectativa de espaço para discussão. Se efetivamente funcionar ao que se propõe, será uma grande evolução".

O projeto entrou em pauta com o auditório da Câmara praticamente vazio. "Lamentamos que a votação deste projeto não tenha sido divulgada abertamente à comunidade artística e cultural do município, que certamente gostaria e deveria participar. Tomamos conhecimento apenas esta tarde através de uma ligação para a Câmara, e os nossos integrantes que puderam vieram acompanhar." - comenta Alexandre Reis, artista plástico. 

Jéssica Cardoso de Oliveira, estudante de Moda , também esteve presente na ação: "Considero que o Sistema funcionando de fato possa ser um passo para que a arte de Novo Hamburgo seja mais incentivada e disseminada." - declarou a integrante do Coletivo.

Com a aprovação do Sistema Municipal de Cultura, o Coletivo Consciência Coletiva permanece mobilizado para garantir que o processo seja apropriado pela comunidade artística e pela cena cultural independente do município, democratizando a discussão das políticas culturais, que até então tem sido formulada apenas nos gabinetes.








12.16.2013

Protesto do Coletivo Vamos Salvar a SEMEC II

A ação coletiva  Vamos Salvar a SEMEC II permaneceu durante algumas semanas na fachada do prédio. O varal foi montado com mensagens deixadas pela comunidade que passava pelo local.


12.10.2013

Coletivo Consciência Coletiva reúne-se novamente com a Secretaria de Cultura de Novo Hamburgo


No dia 10/12/13 integrantes do Coletivo Consciência Coletiva e da oscip Defender – Defesa Civil do Patrimônio Histórico estiveram reunidos com a Secretaria de Cultura do Município de Novo Hamburgo. A reunião foi solicitada para conhecer o andamento ou desfecho das demandas levantadas pela sociedade civil durante todo o ano.
Na reunião estiveram presentes representando o poder público o Secretário de Cultura, Carlos Mosmann, a subprocuradora da Procuradoria Geral do Município (PGM), Gabriela Piardi dos Santos e o servidor público da Secult Marcelo Guerguen.


Um dos temas abordados foi o andamento da questão do Inventário do Patrimônio Cultural do Município. O problema foi levantado em reunião realizada no mês de março de 2012 (link:http://defender.org.br/2012/03/23/delegados-da-defender-reunem-se-com-representantes-do-poder-publico-em-novo-hamburgors/) e é uma das demandas discutidas e consolidadas na Carta de Novo Hamburgo, entregue em abril de 2013 (http://defender.org.br/2013/04/16/defender-entrega-carta-de-novo-hamburgo/). 


Quanto a necessidade de finalização e revisão do inventário, a Secretaria de cultura informou que trabalhou neste ano o estabelecimento de critérios para seleção das edificações, e que estaria buscando contato com os cursos de Arquitetura e História da Universidade Feevale, havendo já contato com o reitor da instituição de ensino. O Coletivo e Defender defendem o proposto na Carta de Novo Hamburgo, que o processo tenha assegurada sua legitimidade através do balizamento do IPHAE-RS e IPHAN e participação da comunidade.

Foi informado que a secretaria segue trabalhando a nova legislação, que pretende complementar a atual lei de tombamento, contemplando o inventário. O assunto também já havia sido discutido anteriormente (link:http://defender.org.br/2013/09/03/defender-leva-demandas-e-solicita-vaga-na-comissao-de-patrimonio-de-novo-hamburgo-rs/). O processo ainda está em fase inicial e, para a PGM, deve se estender no máximo até o primeiro semestre do próximo ano.


Quanto a aplicação do instrumento da transferência de índice construtivo, a PGM informou que o assunto ainda está em tratativas. A Defender e Coletivo defendem a aplicação deste instrumento como essencial para assegurar a preservação sem detrimento aos direitos dos proprietários.


A secretaria lembrou que o município teve um problema recentemente com enchentes, que teriam redirecionado a atuação da secretaria de cultura para o atendimento aos flagelados por mais de três semanas.
Quanto a implantação do Sistema Municipal de Cultura, a secretaria de cultura informou que a lei que institui o Sistema estaria já assinada pelo Prefeito Municipal, e seria remetida para a Câmara no mesmo dia.


A reunião teve a participação do delegado regional da oscip Defender, Alexandre Reis, e dos integrantes do Coletivo Consciência Coletiva Fabiano Mendes, Maurício Montano e Jéssica de Oliveira.

12.09.2013

Coletivo participa de audiência sobre praças e espaço público de Novo Hamburgo

Integrantes do Coletivo Consciência Coletiva estiveram presentes no dia 09.12.2013 em audiência pública promovida pela Defesa Comunitária da Promotoria do Ministério Público Estadual em Novo Hamburgo (RS).

A audiência teve por proposta ouvir a comunidade e subsidiar um inquérito civil que trata da manutenção das praças e espaços públicos da cidade.
 



12.08.2013

Ação Arte Contemporânea Independente no Mercado de Pulga de Hamburgo Velho (08.12.2013)

Junto ao primeiro Mercado de Pulga de Hamburgo Velho, o Coletivo Consciência Coletiva realizou a terceira edição do projeto Ação Arte Contemporânea Independente, com exposição de fotografias e pinturas dos artistas integrantes do Coletivo Consciência Coletiva.






Mercado de Pulga + Ação Arte Contemporânea Independente (08.12.2013)



No domingo, dia 08.12.2013, o Coletivo Consciência Coletiva promoveu mais uma ação de rua.

Foi promovido o primeiro "Mercado de Pulga" em Hamburgo Velho, em espaço gentilmente cedido pelo Hotel Swan Tower. No local foram expostos para venda objetos antigos, roupas, livros usados e afins. 
Além de membros do Coletivo Consciência Coletiva estiveram presentes alguns convidados, como o Armazém Hamburgo Velho, Alquimia Livros e Artigos Esotéricos, a artista Fátima Abrão, Artesão da Bike e outros.

No local também foi realizada a terceira edição do Ação Arte Contemporânea Independente, com exposição de fotografias e pinturas dos artistas integrantes do Coletivo Consciência Coletiva.

Também foi distribuído o informativo da campanha SOS Patrimônio Cultural, realizado em parceria com a oscip DEFENDER, e o abaixo assinado em defesa da manutenção da paisagem natural do centro histórico de Hamburgo Velho, parceria com a DEFENDER e MOVIMENTO ROESSLER.

Com o sucesso desta primeira edição, o Coletivo Consciência Coletiva firma-se como um coletivo de ação e pretende dar continuidade a este projeto, buscando cada vez mais valorizar o espaço urbano do município de Novo Hamburgo e a cena artística independente.



















12.06.2013

Ação Coletiva: Vamos salvar a SEMEC II (06.12.2013)


O Coletivo Consciência Coletiva esteve presente no centro da cidade em frente às ruínas do prédio antigo da SEMEC II, protestando contra seu abandono e reivindicando sua recuperação e entrega como espaço de arte e cultura para a comunidade.
A população foi convidada a participar, escrevendo sua manifestação no varal que permaneceu no local. Também foi distribuído o informativo SOS Patrimônio Cultural NH, elaborado em parceria com a oscip DEFENDER.

O prédio, originalmente do Tiro de Guerra, foi doado ao município em 1958 com a condição de que fosse utilizado para fins culturais. Hoje em ruínas, foi anteriormente sede do IBA - Instituto de Belas Artes, um dos embriões da atual Universidade Feevale. No local também funcionou a Secretaria de Educação e Cultura, sendo espaço de todas as expressões artísticas, ainda marcado na memória coletiva da população.

A SEMEC II foi tombada em 2011, por ser este requisito obrigatório para inscrição de projetos de recuperação via Lei de Incentivo a Cultura. Neste intervalo, a municipalidade tentou sem sucesso protocolar o mesmo projeto para captação de recursos, todas as vezes recusado.

O Coletivo Consciência Coletiva defende que qualquer projeto que envolva o patrimônio cultural da cidade deve ser discutido amplamente com a população, que deve ter oportunidade de acompanhar todas as etapas do processo.

Este espaço, símbolo da arte, educação e cultura de Novo Hamburgo, não pode seguir simbolizando o descaso e a falta de política de patrimônio cultural da cidade.
VAMOS SALVAR A SEMEC II, A ARTE E A CULTURA DE NOVO HAMBURGO!