12.06.2013

Ação Coletiva: Vamos salvar a SEMEC II (06.12.2013)


O Coletivo Consciência Coletiva esteve presente no centro da cidade em frente às ruínas do prédio antigo da SEMEC II, protestando contra seu abandono e reivindicando sua recuperação e entrega como espaço de arte e cultura para a comunidade.
A população foi convidada a participar, escrevendo sua manifestação no varal que permaneceu no local. Também foi distribuído o informativo SOS Patrimônio Cultural NH, elaborado em parceria com a oscip DEFENDER.

O prédio, originalmente do Tiro de Guerra, foi doado ao município em 1958 com a condição de que fosse utilizado para fins culturais. Hoje em ruínas, foi anteriormente sede do IBA - Instituto de Belas Artes, um dos embriões da atual Universidade Feevale. No local também funcionou a Secretaria de Educação e Cultura, sendo espaço de todas as expressões artísticas, ainda marcado na memória coletiva da população.

A SEMEC II foi tombada em 2011, por ser este requisito obrigatório para inscrição de projetos de recuperação via Lei de Incentivo a Cultura. Neste intervalo, a municipalidade tentou sem sucesso protocolar o mesmo projeto para captação de recursos, todas as vezes recusado.

O Coletivo Consciência Coletiva defende que qualquer projeto que envolva o patrimônio cultural da cidade deve ser discutido amplamente com a população, que deve ter oportunidade de acompanhar todas as etapas do processo.

Este espaço, símbolo da arte, educação e cultura de Novo Hamburgo, não pode seguir simbolizando o descaso e a falta de política de patrimônio cultural da cidade.
VAMOS SALVAR A SEMEC II, A ARTE E A CULTURA DE NOVO HAMBURGO!




































Nenhum comentário:

Postar um comentário