Quem somos



O Coletivo Consciência Coletiva é um grupo independente de artistas e ativistas formado na cidade de Novo Hamburgo (RS). 
O grupo reuniu-se a partir da vivência no centro histórico de Hamburgo Velho, discutindo questões relacionadas a arte, cultura, memória, mobilidade urbana e cidadania.


O Coletivo procura amadurecer em grupo as pautas e discussões, transformando-as rapidamente em ações práticas de envolvimento comunitário.É através das ações de rua que o Coletivo busca ampliar na comunidade a discussão das pautas, visando uma maior autonomia e participação na vida da cidade.
Formado no início de 2013, o grupo tem desenvolvido ações em diversos eixos.
O Projeto Ação Arte Contemporânea Independente, com dezenas de edições realizadas, amadurece a abordagem entre suportes tradicionais e arte de rua, e o direito ao acesso à arte e cultura; problematizando o espaço da arte através de exposições efêmeras e permanentes, muitas delas no espaço urbano.
O Coletivo também desenvolve campanhas, como a SOS Patrimônio Cultural NH. Da mesma forma, outras Ações Coletivas ocorrem nas ruas da cidade buscando difundir informações e evidenciar pautas importantes.


O Mercado de Pulga é outro projeto idealizado pelo grupo. Trata-se de um modelo diferente de feira de rua, independente, aliando a arte, a complementação de renda, o consumo consciente, o reaproveitamento e a ressignificação de objetos e a memória afetiva. O Mercado de Pulga valoriza o espaço urbano como palco da sociabilidade, resgatando a convivência de rua no centro histórico.



O grupo tem trabalhado também no sentido de convergir e potencializar a cena cultural independente de Novo Hamburgo, promovendo discussões e o reconhecimento mútuo através do projeto Soma Cultural, que ocorre semanalmente no Espaço Cultural Albano Hartz. Da mesma forma, propôs e organiza anualmente junto de outros coletivos e artistas a Feira do Livro Independente em Novo Hamburgo.

Além da ação prática direta, os participantes do Coletivo buscam frequentar audiências públicas, reuniões de conselho e comissões, sessões da Câmara de Vereadores e reuniões com autoridades sempre que necessário.
Acompanhe também nosso canal oficial curtindo nossa página no Facebook clicando aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário