12.31.2014

Retrospectiva - Atuação 2014

Veja a retrospectiva da atuação de 2014 do Coletivo Consciência Coletiva na página do facebook clicando aqui.

Retrospectiva 2014

12.18.2014

Na mídia: Livro destaca patrimônio cultural e histórico regional (Jornal Repercussão)


 Reproduzido do original disponível em http://www.jornalrepercussao.com.br/site/content/noticiadetalhe/?id=5418
18/12/2014 13h02

Livro destaca patrimônio cultural e histórico regional

Livro destaca patrimônio cultural e histórico regional 
 
Região - Uma obra literária apresenta as riquezas históricas e culturais de 14 municípios dos vales do Sinos, Serra e Paranhana. Idealizado pela Valorize Assessoria em Turismo, Cultura e Educação, o livro Patrimônio Cultural e Histórico: Uma Rede Viva!!! reúne textos e artigos que resgatam aspectos históricos do patrimônio cultural de cada município. 
A integração da rede colaborativa de valorização do patrimônio cultural ofereceu aos integrantes das prefeituras um curso em parceria com o Instituto Superior de Educação Ivoti - ISEI. Apresentações artísticas nos municípios envolvidos também integrou as diretrizes do projeto, que culminou com a produção do livro. Financiado pelo Pró-Cultura RS, a obra obteve recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) da Secretaria de Cultura do governo do Rio Grande do Sul. Através do site patrimonioredeviva.com.br é possível ter acesso a outros conteúdos elaborados pela Valorize e municípios.

Casas históricas de Campo Bom contextualizadas no livro
O contexto da preservação (ou da demolição) do patrimônio cultural de Campo Bom é apresentado por Jorge Luís Stocker (do coletivo Consciência Coletiva e da OSCIP Defender). Stocker resgata as ações que culminaram no primeiro levantamento do patrimônio cultural de Campo Bom e resgata o surgimento dos palacetes no estilo eclético na década de 1970. Na obra publicada no livro é apresentado que o município possuía 57 bens catalogados, mas hoje restam 38 imóveis. Entre eles está a Casa Wolf, na Av. Brasil.

Sapiranga apresenta história do Museu, Casa Johann e Morro Ferrabraz
Em artigo produzido por Ana Carolina Oliveira Fonseca, Juliana Cristina Feyh e Roberta Rothen é apresentado como a valorização e a preservação do patrimônio material e imaterial do Município ocorreu ao longo dos anos. Destaque para o momento em que o Morro Ferrabraz foi transformado em Patrimônio Natural, Cultural, Histórico e Turístico. A obra enaltece ainda a Casa Johann Schmidt, construída em 1845 (e que atualmente enfrenta problemas estruturais).

Nova Hartz aposta em projeto de educação patrimonial de jovens
Para manter viva a história do Município, o Museu Histórico de Nova Hartz desenvolve o Projeto de Educação Patrimonial "Você é feito de Histórias". Mais de 930 estudantes foram atendidos pela professora Vânia Priamo. O projeto é direcionado aos estudantes do quarto ano das escolas públicas. Para trabalhar a histórica do município, as crianças visitam locais de inquestionáveis valores culturais existentes na cidade. Uma gincana para resgatar os ensinamentos encerra o projeto anualmente. 

 Reproduzido do original disponível em http://www.jornalrepercussao.com.br/site/content/noticiadetalhe/?id=5418


12.17.2014

5º Soma Cultural: Amnésia Urbana - A cidade perde sua identidade




O último encontro #SomaCultural abordará o tema "Amnésia Urbana - A cidade perde sua identidade"

CONFIRME SUA PRESENÇA:https://www.facebook.com/events/1509431799341497

A paisagem urbana da cidade se transforma constantemente, num processo de substituição atordoante. Dentro deste processo, não se perdem apenas construções, mas parte da cultura da cidade. Na última década dezenas de imóveis históricos inventariados – ou seja, protegidos pelas disposições legais – foram perdidos, num processo irreversível.

A cidade de Novo Hamburgo segue desconsiderando os valores culturais, históricos, ambientais, paisagísticos, afetivos, estéticos, artísticos do seu patrimônio: um verdadeiro massacre cultural que causa um curioso caso de amnésia urbana.

O último encontro Soma Cultural irá conectar os temas debatidos nos encontros deste ano – arte, identidade e memória. Uma retrospectiva da preservação e da não preservação do patrimônio cultural e ambiental em Novo Hamburgo, valorizando a memória das memórias perdidas.

====



O Soma Cultural é um projeto experimental que pretende discutir a cultura em Novo Hamburgo, conectando cidadãos, artistas e agentes culturais; através dos eixos Arte, Identidade e Memória.

O evento acontece das 19h30 às 21h na sala de audiovisual do Espaço Cultural Albano Hartz (Calçadão Osvaldo Cruz, 112, Centro).

12.04.2014

Coletivo Consciência Coletiva recebe homenagem em Porto Alegre

 Foto: Luan Machado


O Coletivo Consciência Coletiva recebeu, na quarta-feira (03/12), o troféu Viaduto Otávio Rocha. A homenagem ao grupo de artistas hamburguenses foi concedida pela ARCCOV devido a “destacada colaboração que o grupo tem prestado à cultura e à questão social em benefício da população”.

O Troféu Viaduto Otávio Rocha é bianual e está na 2ª edição, comemorando os oitenta e dois anos do Viaduto Otávio Rocha, principal monumento histórico da capital. A cerimônia ocorreu no salão de eventos do Hotel Everest.


 Foto: Luan Machado
 Foto: Luan Machado

 
 Foto: Luan Machado

Foto: Lesliey Gonsales