4.18.2014

Apresentação do "Malifesto" ao vivo no bairro Primavera - Novo Hamburgo



Assista a última apresentação do "MALIFESTO", executada durante o Mercado de Pulga + Ação Arte Contemporânea Independente no Bairro Primavera!

4.15.2014

Vídeo Mercado de Pulga + Ação Arte Contemporânea Independente Especial - Bairro Primavera (13.04.2014)

O Mercado de Pulga contou com expositores de antiguidades, colecionáveis, roupas de brechó e personalizadas, livros, objetos de arte e decoração e outros.
Já a Ação Arte Contemporânea Independente ocorreu em paralelo, trazendo de forma inédita para o bairro Primavera o questionamento do lugar da arte na cidade e democratizando o acesso à produção artística independente.

Esta edição especial integrou o evento promovido pela Associação de Moradores do Bairro Primavera, o "Movimento Cultural Primavera".

Vídeo: Fabiano Mendes é eleito conselheiro do setor de Artes Visuais e Audiovisual no CMPC

Discurso do artista Fabiano Mendes, integrante do Coletivo Consciência Coletiva, eleito ontem (14.04) pela plenária do Fórum Setorial como conselheiro do setor de Artes Visuais e Audiovisual no CMPC - Conselho Municipal de Políticas Culturais de Novo Hamburgo.


4.14.2014

Fabiano Mendes será representante do setor Artes visuais e Audiovisual no CMPC


Fabiano Mendes, artista integrante do Coletivo Consciência Coletiva, foi eleito conselheiro do setor Artes Visuais e Audiovisual no futuro Conselho Municipal de Políticas Culturais, tendo como vice Paulinho (Paulo Rodrigo).

A eleição ocorreu hoje a noite (14.04) no Teatro Municipal Pachoal Carlos Magno, durante a primeira reunião do Fórum Setorial convocada pela Secretaria de Cultura.
A vitória não é apenas do Coletivo, mas de todos os artistas da cidade!
 

4.13.2014

Ação Arte Contemporânea Independente no Mercado de Pulga do bairro Primavera (13.04.2014)

Uma nova edição do projeto Ação Arte Contemporânea Independente ocorreu em paralelo ao Mercado de Pulga, trazendo de forma inédita para o bairro Primavera o questionamento do lugar da arte na cidade e democratizando o acesso à produção artística independente.

Mercado de Pulga + Ação Arte Contemporânea Independente - Edição especial bairro Primavera 13.04.2014

A edição especial do Mercado de Pulga + Ação Arte Contemporânea Independente, realizada durante o Movimento Cultural Primavera, foi um sucesso!
O Mercado de Pulga contou com expositores de antiguidades, colecionáveis, roupas de brechó e personalizadas, livros, objetos de arte e decoração e outros.
Já a Ação Arte Contemporânea Independente ocorreu em paralelo, trazendo de forma inédita para o bairro Primavera o questionamento do lugar da arte na cidade e democratizando o acesso à produção artística independente.














4.12.2014

Ação Coletiva: Cortejo Fúnebre para casa demolida em Hamburgo Velho - Casa Koch (vídeo)

Cortejo fúnebre promovido no ano passado para a casa Koch, uma residência histórica demolida no Centro Histórico de Hamburgo Velho (15.09.2013).

Confira o vídeo inédito desta Ação Coletiva!



Saiba mais sobre esta ação clicando aqui.

4.11.2014

Repercussão na Mídia - Edição especial Mercado de Pulga + Ação Arte Contemporânea Independente no Movimento Cultural Primavera


Divulgação do evento no Jornal NH do dia 11.04.2014

O Patrimônio Cultural de Novo Hamburgo segue caindo!


O Patrimônio Cultural de Novo Hamburgo segue caindo!
Enquanto não tivermos política de patrimônio cultural que possibilite a salvaguarda e a previsão de benefícios e contrapartidas aos proprietários, a cidade continuará perdendo sua memória diariamente.

“Uma cidade sem seus velhos edifícios é como um homem sem memória.” Leandro Telles

Ação Coletiva: Participação em Ato Público - Atelier Livre

O Coletivo Consciência Coletiva prestigiou no dia 09/04 o ato público de assinatura da lei municipal que transforma o Atelier Livre Municipal em Escola de Artes.
Aproveitando a presença de autoridades, os integrantes marcaram presença através de manifestação pelo protagonismo da sociedade nas políticas culturais e pelos problemas mais urgentes do patrimônio cultural da cidade.

http://coletivoconscienciacoletiva.blogspot.com.br/2014/04/acao-coletiva-participacao-em-ato.html




Poema em homenagem ao prédio da SEMEC II #OCUPASEMEC2


O Poeta Austríaco recita seu poema em homenagem ao prédio da SEMEC II, durante a ação #OCUPASEMEC2 !

https://www.youtube.com/watch?v=mlqxYDuqa6c


Realizado por Samira Winck Zorkot.

Entrevista sobre a ação #OCUPASEMEC2

Entrevista sobre a ação #OCUPASEMEC2 do Coletivo Consciência Coletiva!


Realizado por Samira Winck Zorkot.

O Coletivo Consciência Coletiva agora está no Twitter!



Siga @ColetivoCCNH e fique sabendo dos eventos, ações e etc em primeira mão!

4.08.2014

Mercado de Pulga + Ação Arte Contemporânea Independente - Edição especial no bairro Primavera


As pulgas vão passear pela cidade!
O Mercado de Pulga + Ação Arte Contemporânea Independente terá uma edição especial no Bairro Primavera neste domingo (13/04).
Serão comercializadas antiguidades, colecionáveis, roupas de brechó e personalizadas, livros, objetos de arte e decoração e muito mais.

Esta edição especial estará integrando o evento promovido pela Associação de Moradores do Bairro Primavera, o "Movimento Cultural Primavera". Participe!


LOCAL: Rua Osvaldo Cruz, próx. a Lotérica e a padaria Baun.

4.04.2014

#OCUPASEMEC2 Ação Arte Contemporânea Independente 04.04.2014

Em homenagem ao aniversário e história da cidade de Novo Hamburgo, o Coletivo Consciência Coletiva promoveu nesta sexta-feira, dia 04 de abril, uma edição especial da Ação Arte Contemporânea Independente - #OCUPASEMEC2.

A exposição de artes visuais foi montada na calçada, em frente a fachada arruinada do prédio da antiga SEMEC 2. Além das pinturas dos artistas Alexandre Reis e Fabiano Mendes e das fotografias de Jorge Luís Stocker r. e Maurício Montano, houve uma intervenção literária do poeta Austríaco, que recitou um poema em homenagem a antiga SEMEC II.

Este lugar simbólico e histórico, que traz no seu DNA a cultura e educação de Novo Hamburgo, voltou a respirar arte.A ação foi ainda um ato público pela recuperação do prédio e pela política cultural da cidade como um todo. 

Cartazes questionavam o grande investimento de quase meio milhão de reais em entretenimento neste aniversário do município -  enquanto os investimentos na cultura são mínimos, a SEMEC 2 está em ruínas e a municipalidade investe altas somas em aluguel para manter um espaço cultural.


















Exposição de rua homenageia aniversário de Novo Hamburgo




Em homenagem ao aniversário e história da cidade de Novo Hamburgo, o Coletivo Consciência Coletiva promove nesta sexta-feira, dia 04 de abril, uma edição especial da Ação Arte Contemporânea Independente - #OCUPASEMEC2.

O grupo realizará uma exposição de artes visuais na calçada, em frente a fachada arruinada do prédio da antiga SEMEC 2. A intenção é ocupar novamente com a arte um lugar simbólico e histórico, que traz no seu DNA a cultura e educação de Novo Hamburgo.

O Prédio da SEMEC 2
O prédio, originalmente do Tiro de Guerra, foi doado ao município em 1958 com a condição de que fosse utilizado para fins culturais. Foi anteriormente sede do IBA - Instituto de Belas Artes, um dos embriões da atual Universidade Feevale, e também funcionou a Secretaria de Educação e Cultura (período em que ficou conhecido como SEMEC 2), sendo espaço de todas as expressões artísticas ainda marcado na memória coletiva da população. Hoje o prédio encontra-se completamente arruinado.



#OCUPASEMEC2
A exposição acontecerá em frente ao prédio, na calçada, entre as 16h e as 18h30. A ação será também um ato público pela recuperação do espaço. O Coletivo Consciência Coletiva defende que qualquer projeto que envolva o patrimônio cultural da cidade deve ser discutido amplamente com a população, que deve ter oportunidade de acompanhar todas as etapas do processo. A recuperação da SEMEC 2 é uma demanda legítima da cena artística da cidade.

É hoje! Ação Arte Contemporânea Independente #OCUPASEMEC2


É hoje a Ação Arte Contemporânea Independente#OCUPASEMEC2 !

O Coletivo Consciência Coletiva realizará hoje (sexta-feira 04/04) das 16h às 18h30 uma edição especial da Ação Arte Contemporânea Independente - #OCUPASEMEC2, em homenagem a vindoura passagem do aniversário de emancipação de Novo Hamburgo.

Vamos montar uma exposição de Artes na calçada, em frente a fachada arruinada da antiga SEMEC 2, ocupando com arte um lugar que tem o DNA da cultura e educação de Novo Hamburgo.

Queremos a recuperação deste espaço histórico e cultural hoje arruinado! E que ele sirva para potencializar a cena artística da cidade. Enquanto isso não acontece, a arte não pode abandonar o local. #ocupasemec2!

4.03.2014

Ação Arte Contemporânea Independente #OCUPASEMEC2 acontecerá na sexta-feira


O Coletivo Consciência Coletiva realizará na tarde da sexta-feira, dia 04/04 das 16h às 18h30, uma edição especial da Ação Arte Contemporânea Independente - ‪#‎OCUPASEMEC2‬, em homenagem a vindoura passagem do aniversário de emancipação de Novo Hamburgo.

Será montada uma exposição de Artes na calçada, em frente a fachada arruinada do prédio da antiga SEMEC 2, ocupando novamente com arte um lugar que tem o DNA da cultura e educação de Novo Hamburgo.

O Coletivo quer a recuperação deste espaço histórico e cultural hoje arruinado, e que ele sirva para potencializar a cena artística da cidade. Enquanto isso não acontece, a arte não pode abandonar o local!