10.01.2013

Coletivo Consciência Coletiva participa de reunião com IPHAN para discutir Hamburgo Velho

Defender reúne-se com IPHAN para discutir Hamburgo Velho

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Na terça-feira, dia 01 de outubro, integrantes da Oscip Defender – Defesa Civil do Patrimônio Histórico e do Coletivo Consciência Coletiva estiveram em reunião com o superintendente do IPHAN-RS, Arquiteto Eduardo Hahn.  Na ocasião, foram debatidas diversas pautas relativas ao Centro Histórico de Hamburgo Velho em Novo Hamburgo, que está em estudo de tombamento nacional.
A questão da Casa Koch, recentemente demolida, foi uma das principais pautas discutidas. A edificação era inventariada pelo IPHAN e estava na área do estudo de tombamento federal, tendo sido liberada para demolição pela Comissão de Patrimônio Cultural e Natural da cidade. A arbitrariedade  do caso causou insatisfação nos moradores e preservacionistas da cidade. Foi solicitado então ao IPHAN que se inteire do caso e dê diretrizes para uma possível reconstrução da casa, como uma medida educativa. A demolição da Casa Koch está sendo investigada pelo Ministério Público Federal.
As obras de recuperação do Lar da Menina, antigo Evangelisches Stift, também foi discutida. A obra integra o PAC Cidades Históricas e portanto está sob fiscalização do IPHAN. Levou-se a informação de que a comunidade tem questionado a qualidade das intervenções frente ao volume de investimentos feito no local. Foi solicitada a fiscalização mais efetiva do órgão nestas obras.
Por fim, foi questionada a perspectiva de publicação oficial do tombamento do centro histórico de Hamburgo Velho. O processo corre desde o ano de 2009 e, durante este período, muitas intervenções e demolições tem desqualificado o sítio. Foi defendida a importância de um tombamento provisório no local durante esta etapa de estudos, como de forma de garantir a preservação efetiva e criteriosa do centro histórico até sua oficialização. Apesar de reconhecido pela comunidade e meio acadêmico, Hamburgo Velho enfrenta a completa ausência de uma gestão municipal de patrimônio cultural na cidade e a falta de perspectivas. Foi solicitado também que o IPHAN construa uma orientação de palheta de cores e regulamentação de publicidades para o mesmo local.
A reunião busca afinar a atuação da sociedade civil organizada com o órgão nacional. Toda a pauta da  discussão foi fruto de debates das reuniões do Coletivo Consciência Coletiva e Defender e também da primeira reunião do grupo de pré-organização do Fórum Setorial de Patrimônio Cultural, organizada com participação de outras entidades.
Participaram da reunião o  Superintendente do IPHAN no Estado do Rio Grande do Sul, Arquiteto Eduardo Hahn, a arquiteta do IPHAN, Ana Beltrami, o Presidente da Oscip Defender, Telmo Padilha Cesar, o delegado regional da Oscip Defender em Novo Hamburgo, Alexandre Reis, e o associado da Defender e integrante do Coletivo Consciência Coletiva, Maurício Ott.

Nenhum comentário:

Postar um comentário