8.18.2017

Ação Coletiva na Audiência Pública - SEMSAS e Lar da Menina

"GENTRIFICAÇÃO É SEGREGAÇÃO - A cidade não é mercadoria da elite anti-social"
Uma audiência publica debatendo a destinação dos imoveis públicos de Hamburgo Velho - SEMSAS e Lar da Menina, foi realizada na Câmara Municipal no dia 17.08.2017. Foi apresentado ao público uma proposta elaborada pela AME- Associação de Moradores e Comerciantes de Hamburgo Velho, para os dois espaços públicos acima citados.
A questão que colocamos é: Queremos Hamburgo Velho para quem ???
As propostas apresentadas visam privatizar ainda mais o espaço público, destinando a utilização para fins especulativos, como escritórios, encubadoras de cervejeiros e atividades tecnológicas, junto de espaços com justificativas artísticas culturais.
O que fica evidente é mais uma proposta higienista de GENTRIFICAÇÃO do Centro Histórico, visando lucro e contemplar quem menos precisa.
A arte e a Cultura , não podem ser massa de manobra para tornar espaços públicos em patrimônio de castas abastadas e germanistas!
Os espaços públicos antes de tudo são espaços de todos, e por serem públicos devem cumprir sua função social, trabalhando assim a inclusão social, Hamburgo Velho pertence a todos, já que a história continua no agora.
Temos que superar a nostalgia letárgica que reforça preconceitos, sem cair em clichês de tendências hipsters, como a de buscar o título de capital nacional da cerveja artesanal - não precisamos ser capital de nada , temos sim que evoluir socialmente nossa cidade, para que tenhamos espaços culturais como teatros, bibliotecas, salas de exposições e museus, que ABRAM aos finais de semana, sem segregar quem vem da vila, para que esse cara da vila sinta pertencimento da sua história dentro do processo de construção social, sem o apelo Marginal que as instituições tentam nos enquadrar....
A cidade, as pessoas, a natureza , não devem ser transformados em produtos, e assim tabelados como mercadorias, que geram recursos aos governos que burocratizam o processo de gestão para privatizar o patrimônio público, a cidade não é subalterna de ideias de prefeitos que não dialogam...
Hamburgo Velho já perdeu muito de sua Poesia, em muitos lugares onde antes havia árvores e flores, hoje habita o concreto e o cinza. Muitos moradores foram esmagados e abusados pela especulação imobiliária.
Enquanto a comunidade continuar sendo tratada como subalterna de governos e instituições, que insistem na construção de processos "de cima pra baixo", não evoluiremos...
Horizontalizar as relações valorizando a base da sociedade dentro de um processo inclusivo, valorizando as diversidades, como possibilidades de autonomia cultural, é um processo a ser construído coletivamente... AHO
Fotografia: Daniele Souza/CMNH

Nenhum comentário:

Postar um comentário