Quem somos


O Coletivo Consciência Coletiva é um grupo independente de artistas e ativistas formado na cidade de Novo Hamburgo (RS).

O grupo formou-se no início de 2013, a partir da convivência no Centro Histórico de Hamburgo Velho. Desde então, tem desenvolvido ações em diversos eixos, em especial na área de artes visuais e patrimônio cultural.




Algumas ações e projetos do Coletivo:

 O Coletivo Consciência Coletivo participa da Ocupação Cultural Casa da Praça, onde desenvolve projetos no Ateliê Coletivo. Entre eles, a oficina Terapias Expressivas (arte terapia e autoconhecimento)

O Projeto Ação Arte Contemporânea Independente, com dezenas de edições realizadas desde 2013, amadurece a abordagem entre suportes tradicionais e arte de rua, e o direito ao acesso à arte e cultura; problematizando o espaço da arte através de exposições efêmeras e permanentes, muitas delas no espaço urbano.
O Coletivo também desenvolve campanhas, como a SOS Patrimônio Cultural NH. Da mesma forma, outras Ações Coletivas ocorrem nas ruas da cidade buscando difundir informações e evidenciar pautas importantes.


O Mercado de Pulga é outro projeto idealizado pelo grupo. Trata-se de um modelo diferente de feira de rua, independente, aliando a arte, a complementação de renda, o consumo consciente, o reaproveitamento e a ressignificação de objetos e a memória afetiva. O Mercado de Pulga valoriza o espaço urbano como palco da sociabilidade, resgatando a convivência de rua no centro histórico.

O grupo tem trabalhado também no sentido de convergir e potencializar a cena cultural independente de Novo Hamburgo, promovendo discussões e o reconhecimento mútuo através do projeto Soma Cultural, que ocorre semanalmente no Espaço Cultural Albano Hartz. Da mesma forma, propôs e organiza anualmente junto de outros coletivos e artistas a Feira do Livro Independente em Novo Hamburgo.

Acompanhe também nosso canal oficial curtindo nossa página no Facebook clicando aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário