7.31.2014

Ação informativa em Hamburgo Velho

Hoje foi realizada ação em toda extensão da rua General Osório (Corredor Cultural), com distribuição de material informativo a respeito da situação da Casa Engel Grünn (Daudt).

Integrantes do Coletivo conversaram com moradores e comerciantes sobre a preservação do patrimônio cultural de Novo Hamburgo.


7.25.2014

Dois atos pela preservação - 190 anos imigração alemã (25.07.2014 )

Dois atos públicos foram realizados no dia 25/07 - em Campo Bom (manhã) e Novo Hamburgo (tarde) pelo Coletivo Consciência Coletiva e Defender.

Os atos abordaram duas edificações históricas vinculadas a cultura teuto-brasileira em vias de desaparecimento - a Casa Faller em Campo Bom e a Casa Engel Grünn em Novo Hamburgo.

Durante a manhã foi distribuído material informativo sobre a Casa Faller e o patrimônio cultural de Campo Bom, marcando a paisagem com placas alusivas próximo a edificação. Após, a manifestação circulou pelo centro da cidade.

Na parte da tarde, uma intervenção artística chamou a atenção para a Casa Engel Grünn, dividida em três partes, com placas informativas valorizando a fachada e expondo a situação precária do imóvel.

Ambos os casos abordados nos atos públicos estão em juízo. Nos 190 anos da imigração alemã, registros materiais da história local estão se degradando e desaparecendo!

















Ato público pela preservação da Casa Engel Grünn - 190 anos da imigração alemã

7.24.2014

Dois atos públicos pela preservação do patrimônio cultural marcarão passagem dos 190 anos da Imigração Alemã

Dois atos públicos pela preservação do patrimônio cultural marcarão passagem dos 190 anos da Imigração Alemã

                No dia 25 de Julho comemora-se o Dia do Colono, remetendo a data da chegada dos primeiros imigrantes alemães na região do Vale do Sinos, Rio Grande do Sul. Neste ano de 2014, a data marca a passagem dos 190 anos da imigração alemã no Sul do Brasil. Para ativistas da preservação do patrimônio cultural, no entanto, há muito pouco a comemorar.

Patrimônio cultural teuto-brasileiro se degradando

                “Como comemorar uma cultura, quando os registros materiais desta mesma cultura estão se perdendo a cada dia?” comenta Jorge Luís Stocker Jr., delegado da organização Defender no Vale do Sinos e integrante do Coletivo Consciência Coletiva. Os grupos tem se envolvido diretamente em ações ligadas à preservação do patrimônio cultural de toda a região.
                Os atos acontecerão em diversos espaços de Campo Bom e Novo Hamburgo, abordando um bem cultural de cada cidade. “São dois casos de edificações vinculadas diretamente à cultura teuto-brasileira que se encontram em risco de desaparecimento, seja por falta de reconhecimento do seu valor cultural ou pelo abandono” – complementa Jorge. Nos atos, serão distribuídos panfletos informativos e realizadas intervenções artísticas.
Casa Engel Grünn segue em acelerado desabamento, embora haja decisão judicial determinando que o município de Novo Hamburgo tome providências.

                Para o artista plástico Alexandre Reis, “é visível que as comunidades tem buscado cada vez mais a preservação do patirmônio cultural, mas na prática, as atitudes concretas dos poderes públicos não acompanham e ainda são tímidas. Organizamos estes atos públicos nesta data simbólica para desmistificar o tema e expor a sua fragilidade. Estamos presenciando um extermínio da memória na região”.

                O grupo defende que o patrimônio arquitetônico não tem significado só para os teuto-descendentes. “As edificações históricas são presença marcante na paisagem das nossas cidades, parte do dia-a-dia, dando sentido ao espaço. Precisamos preservá-las não pensando apenas no seu passado, mas no nosso futuro”  explica Jorge, que complementa – “ o patrimônio arquitetônico integra-se na memória coletiva e com os costumes, saberes e fazeres. Tudo integra a nossa cultura regional e cada pequena perda é extremamente nociva ao conjunto”.


Convites virtuais


7.09.2014

Acorda Novo Hamburgo - Inventário Legal é Inventário na Lei!


O Coletivo Consciência Coletiva desenvolve em parceria com a Defender - Defesa Civil do Patrimônio Histórico a campanha SOS Patrimônio Cultural Novo Hamburgo.

Defendemos a preservação do patrimônio cultural da cidade nos termos da Constituição Federal e do Estatuto da Cidade. Dentro disto, uma das principais questões na cidade é a qualificação técnica do Inventário do Patrimônio Cultural de Novo Hamburgo e que ele seja novamente anexado à legislação municipal.

Regularizar a preservação do patrimônio cultural é cumprir as disposições legais existentes, além de valorizar a memória e a identidade do município!

SOS Patrimônio Cultural NH!

Participação no "Encontro Regional sobre Patrimônio Histórico - Reconhecimento, Salvaguarda, Leis e Mecanismos de Apoio" em Santa Rosa (RS)


Durante o "Encontro Regional sobre Patrimônio Histórico - Reconhecimento, Salvaguarda, Leis e Mecanismos de Apoio", promovido em Santa Rosa (RS), o integrante do Coletivo Consciência Coletiva Jorge Luís Stocker Jr. apresentou o painel "DESAFIO DA PRESERVAÇÃO E PARTICIPAÇÃO ", abordando nele algumas ações de mobilizações em defesa do patrimônio cultural desenvolvidas na cidade de Novo Hamburgo (RS).

A apresentação ocorreu na manhã do dia 28/06.

Na imagem, o Abraço Coletivo na Casa Engel Grünn - rua General Osório em Hamburgo Velho.