9.23.2013

Mapa Cultural NH


E se pudéssemos JUNTOS mapear tudo o que é cultura em nossa cidade!?

Para isso estamos lançando o Mapa Cultural NH.
https://sospatrimonioculturalnh.crowdmap.com/

Uma iniciativa inédita em Novo Hamburgo, onde os próprios cidadãos constroem o mapa e tornam visíveis as diversas manifestações culturais que existem aqui.

Como isso é possível?
Nosso mapa está hospedado em uma página da web e qualquer pessoa pode criar um marcador para mostrar algo interessante.

Pode ser um local onde um grupo de artistas se reúne para produzir, pode ser uma construção que você gostaria que fosse preservada, pode ser um aspecto da nossa natureza...

ESTE É UM MAPA FEITO POR TODOS, CONTRIBUA!





Vamos salvar nosso patrimônio? Casa Engel Grünn


VAMOS SALVAR NOSSO PATRIMÔNIO?

Esta é a casa Engel, também casa Grünn. Uma das construções mais significativas de nossa Cidade, construída em 1886, segundo informações levantadas para a Prefeitura de NH. Apesar de inventariada, não está sendo devidamente protegida. Neste momento está em situação de arruinamento. O Coletivo Consciência Coletiva, junto com a Oscip Defender e também membros da sociedade civil, entrou com uma representação junto ao Ministério Público para conseguir escoramento da estrutura. Apesar de ser um bem inventariado e estar localizado no CENTRO HISTÓRICO DE HAMBURGO VELHO, até o momento não houve ação do poder público municipal.

VOCÊ GOSTARIA DE AJUDAR?

uma das maneira de isso ser possível é entrando em contato com a Secretaria de Cultura - SECULT. Qualquer cidadão pode dar dicas de preservação e dizer porque pensa que isso é importante!
secult@novohamburgo.rs.gov.br

9.20.2013

Ação Coletiva 20.09.2013 - Luto Patrimônio Hamburgo Velho

Integrantes do Coletivo Consciência Coletiva e da oscip Defender estiveram presentes na comemoração do 20 de setembro no centro da cidade de Novo Hamburgo, levando estandartes e informativos da campanha SOS Patrimônio Cultural NH.

No local, receberam palavras de apoio da comunidade local. A sociedade de Novo Hamburgo quer seu patrimônio preservado!
Estamos de luto pela destruição da nossa história!



9.19.2013

Cortejo Fúnebre Casa Koch - repercussão na mídia

Jornal Canudos:


Novo Hamburgo (RS) – MP Federal cita Prefeitura na demolição de casa histórica

A demolição da Casa Koch, integrante do sítio histórico de Hamburgo Velho, gerou reação do Ministério Público Federal.

O blog Vale Tudo já havia divulgado a indignação de movimentos com a autorização concedida para derrubada da histórica residência, localizada na Rua Borges do Canto
Agora, o Ministério Público Federal se manifesta cobrando providências por parte da Prefeitura de Novo Hamburgo.
Leia abaixo o texto enviado Procuradoria da República no Rio Grande do Sul:
“O Ministério Público Federal em Novo Hamburgo enviou recomendação ao prefeito de Novo Hamburgo, Luis Lauermann, solicitando providências urgentes na preservação da “Casa Koch”. O Inquérito Civil Público (ICP), de número 1.29.003.000314/2013-31, tem como objetivo apurar a situação atual do processo de tombamento nº 1.582-T-09 perante o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e verificar as medidas de proteção adotadas pelo município em relação ao chamado “Centro Histórico de Hamburgo Velho”.
Conforme o ICP, com base na Constituição, cabe ao poder público promover e proteger o patrimônio cultura brasileiro, sendo que os danos e ameaças ao patrimônio cultural serão punidos na forma da lei.
O procurador da República Enrico Rodrigues de Freitas destaca nos autos o pedido da administração do município solicitando ao IPHAN o reconhecimento nacional através de tombamento do Centro Histórico de Novo Hamburgo. O encaminhamento foi feito em 10 de junho de 2009.
A recomendação também pede a implementação de ações administrativas necessárias à preservação dos materiais como tijolos, portas, assoalhos, janelas e telhas extraídos da Casa Koch. O prazo para que a Prefeitura informe ao MPF/RS sobre quai providências foram tomadas é de cinco dias. 

9.16.2013

Novo Hamburgo (RS) – Sociedade civil protesta contra demolição no Centro Histórico de Hamburgo Velho

Foto: Pamela Stocker
Foto: Pamela Stocker
A demolição de mais um patrimônio do centro histórico de Hamburgo Velho não foi bem recebida pela comunidade. Integrantes do Coletivo Consciência Coletiva, em parceria com a Defender, marcaram a insatisfação através de dois atos simbólicos no final de semana.
A Casa Koch, construída na década de 20 e situada dentro do perímetro de proteção rigorosa em tombamento federal pelo IPHAN, teve sua demolição autorizada pela Comissão do Patrimônio Cultural e Natural do município. A principal alegação seria a de que uma rachadura inviabilizaria sua restauração. “Conhecemos a casa e sabemos que estava íntegra. Se a suposta rachadura existia, é evidente que se resolveria com intervenções recuperativas. Nenhum colegiado tem o poder de anular um direito coletivo e difuso com uma decisão, é inconstitucional” opina o delegado regional da Defender no Vale do Sinos, Jorge Luís Stocker Junior. Para ele “Ainda que de fato estivesse condenada estruturalmente, a casa poderia ser recuperada. E ainda que insistisse na demolição, a Comissão deveria ter submetido o caso ao IPHAN.”
Foto: Pamela Stocker
Foto: Pamela Stocker
Para o delegado da Oscip Defender Alexandre de Oliveira Reis, “Esta situação demonstra que chegamos a um limite, pois se permite demolições até mesmo no centro histórico. É insustentável. Precisamos de intervenções urgentes que viabilizem a preservação do patrimônio edificado da cidade” . Alexandre tem atuado na campanha de conscientização SOS Patrimônio Cultural.
Durante a semana, a Oscip Defender relatou a irregularidade da demolição a todos os órgãos competentes. Jorge esclarece: “Secretaria de Desenvolvimento Urbano, de Cultura, integrantes da Comissão do Patrimônio, Promotoria do Ministério Público, IPHAN, foram todos avisados da irregularidade a tempo de impedir a demolição completa. Infelizmente não tivemos nenhum retorno. Desemparada, só restou a sociedade marcar sua insatisfação através de atos simbólicos”.
Foto: Pamela Stocker
Foto: Pamela Stocker
O primeiro ato foi realizado no sábado, dia 14 de setembro, durante o Seminário Regional dos Delegados de Cultura do Vale do Sinos. Representantes da Defender realizaram uma manifestação pacífica presentando o Secretario Municipal de Cultura, Carlos Mossman, com uma coroa de flores em protesto a permissão de demolição da Casa Koch. O secretário havia reiterado na imprensa durante a semana sua posição favorável a demolição do imóvel. Ao receber o manifesto, Mossman desequilibrou-se e chutou a coroa a pontapés, assustando os presentes, alguns dos quais se retiraram em protesto.
Foto: Pamela Stocker
Foto: Pamela Stocker
Já no domingo, dia 15, foi realizado o Cortejo Fúnebre em homenagem a Casa Koch. A manifestação saiu da Rua Piratini em direção ao que restava da casa,  carregando coroas de flores, cruzes, cartazes e marcha fúnebre tocada no violão pelo artista Anderson Claiton. Para Alexandre, “Neste ato a sociedade civil demonstrou que não aceita o ocorrido, não é cúmplice e não pactua com mais esta omissão.” As coroas foram deixadas sob os tijolos da casa demolida, junto de velas e cruz. Foi realizada uma solenidade no local, levantando o histórico do imóvel e sua importância.
O cortejo seguiu até a Casa Grünn, na rua General Osório, onde foi realizado um abraço coletivo na residência. Inventariada e na área em estudo de tombamento federal e estadual, é um dos imóveis mais importantes do centro histórico e encontra-se em acelerada degradação. “Consideramos importante terminar a manifestação com uma ação positiva. A Casa Koch se perdeu com a omissão dos órgãos que deveriam tê-la assegurado. Com este abraço, quisemos marcar que a sociedade não aceita que isto se repita. Uma rachadura não pode cancelar o valor cultural do patrimônio.” declarou Jorge.
Foto: Pamela Stocker
Foto: Pamela Stocker
Após a manifestação, alguns participantes permaneceram em uma reunião informal no ateliê do artista Alexandre Reis e sede do Coletivo Consciência Coletiva, onde foi debatida a cultura no município. Finalizando, o artista Alexandre Reis fez aos presentes uma exibição pública do seu “Malifesto”, uma intervenção artística que aborda a situação do patrimônio cultural na cidade. Durante todo o trajeto a manifestação envolveu cerca de 35 participantes. 

Fonte: http://defender.org.br/noticias/rio-grande-do-sul/hamburgo-rs-sociedade-civil-protesta-demolicao-centro-historico-hamburgo-velho/

9.15.2013

Ação Coletiva 15.09.2013 - Cortejo Fúnebre para Casa Koch

















O ato terminou com um abraço simbólico na casa Engel Grünn.


Demolição da Casa Koch - repercussão na mídia


Reportagem na TV Feevale:



Reportagem na TVNH:


Assista o vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=6VnTndwvvgA


"Cortejo Fúnebre para Casa Demolida" - publicada originalmente na coluna Vale Tudo do Jornal NH

Quem circular no final da tarde deste domingo por Hamburgo Velho deve estar atento. A partir das 17 horas, ocorre um cortejo fúnebre. Quem morreu? Mais uma tradicional residência de Novo Hamburgo.


Integrante do sítio histórico do bairro onde nasceu o município, a casa localizada na Rua Borges do Canto, perto do campus 1 da Universidade Feevale, teria tido sua demolição autorizada de forma equivocada – sem a consulta legal junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). A provável irregularidade será investigada pelo Ministério Público. A residência em questão também é conhecida como Casa Koch e teve sua demolição autorizada pelo Conselho do Patrimônio Histórico de Novo Hamburgo – que já teria admitido o erro.
Para protestar pela perda de mais um pedaço da história de Novo Hamburgo, integrantes da ONG Defender – Defesa Civil do Patrimônio Histórico e do Coletivo Consciência Coletiva promovem este cortejo fúnebre. Eles partirão da Rua Piratini, passarão pela Avenida Maurício Cardoso até chegar a Rua Borges do Canto. Além de carregar faixas, serão deixadas coroas de flores junto às ruínas da casa. A história de Novo Hamburgo, silenciosamente, continua virando pó e entulho.
Link:
http://defender.org.br/noticias/rio-grande-do-sul/hamburgo-rs-cortejo-funebre-casa-historica-demolida/

Novo Hamburgo (RS) – Grupo fará manifesto contra a demolição de casa antiga em Hamburgo Velho

Cortejo fúnebre partirá da Rua Piratini às 17 horas e percorrerá principais vias do bairro.
Foto: Marcelo Kervalt/GES Especial
Foto: Marcelo Kervalt/GES Especial
Integrantes do grupo Coletivo Consciência Coletiva irão realizar uma manifestação em repúdio à demolição de uma residência localizada na Rua Borges do Canto, 311, bairro Hamburgo Velho, em Novo Hamburgo. Um cortejo fúnebre partirá da Rua Piratini às 17 horas de domingo e passará pela Avenida Doutor Maurício Cardoso até chegar à Rua Borges do Canto. Além de carregar faixas, o grupo deixará coroas de flores junto às ruínas do imóvel.
O delegado regional da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Defender, Alexandre Reis, explica que a Prefeitura não poderia ter liberado a demolição da residência, pois a casa estaria na lista dos imóveis para entrar em processo de tombamento pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). “Estar nessa lista já lhe assegura proteção”, comenta.
De acordo com o secretário de Cultura de Novo Hamburgo, Carlos Mosmann, o aval de demolição foi concedido pela Comissão de Patrimônio da Prefeitura dentro das condições legais, pois a casa estava com a estrutura comprometida e não poderia receber reformas, situação confirmada pela proprietária do imóvel, Cristina Topalian. “Está tudo dentro da lei. A casa não apresenta condições para restauração. Estava quase caindo”, explica. Mosmann afirma que a casa não está sob proteção do Iphan e que a residência corria risco de ruir a qualquer momento.
A casa
A residência em questão também é conhecida como Casa Koch e teve sua demolição, ocorrida segunda-feira, autorizada pelo Conselho do Patrimônio Histórico de Novo Hamburgo. Segundo o cadastro realizado pelo Iphan, a casa em estilo alemão foi construída no fim da década de 1920. Por Marcelo Kervalt
Link:

Cortejo Fúnebre para a Casa Koch


A demolição desta edificação agride frontalmente a paisagem cultural e o IMAGINÁRIO do bairro Hamburgo Velho, centro histórico de Novo Hamburgo!

"Enquanto alguém caminha pelas ruas de Hamburgo Velho, onde as casas se dependuram graciosamente, a claridade intensa da paisagem envolve-se na flagrância da tarde que se alonga preguiçosamente através de sombras que o arvoredo deposita no chão íngreme...
(...)Hamburgo Velho. Cidade alta. Casas dependuradas em barrancos e barrancos sustentando casas, através de artísticas exposições arquitetônicas."
Ercílio Rosa
Cronista do jornal o 5 de Abril
Edição de 01 de dezembro 1950



A Casa Koch, cuja demolição foi autorizada pela Comissão do Patrimônio Cultural e Natural de Novo Hamburgo sem permissão do IPHAN, situa-se dentro do CHHV - Centro Histórico de Hamburgo Velho definido pelo Plano Diretor LEI MUNICIPAL Nº 1.216/2004.

Já a LEI COMPLEMENTAR Nº 608 /2001 , de 05 de Novembro de 2001 define:

"Art. 26. As obras novas, ampliações, reformas, reconstruções e 
restaurações em edificações, situadas dentro do perímetro do Centro Histórico de Hamburgo
Velho, além de observar a regulamentação prevista nesta Lei, devem atender as diretrizes
específicas municipais e do IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

(...)
Art. 58. O processo de construção das edificações do Centro
Histórico de do Bairro de Hamburgo Velho é idêntico ao processo adotado para as UFs,
sendo que a aprovação de projeto deve ser precedida da aprovação pelo IPHAN.
"

Considerando que a casa possui um levantamento assessorado pelo IPHAN, o Plano Diretor novamente define:

"Art. 83. São considerados de interesse cultural e natural os imóveis reconhecidos como patrimônio cultural do Brasil pelo IPHAN, como patrimônio cultural do Rio Grande do Sul pelo IPHAE, e os tombados pelo Município, passíveis de preservação e conservação, conforme a Lei Municipal n° 0711992, de 7 dejaneiro de 1992."

Esta legislação, aparentemente ignorada neste e em outros casos, está disponível no site da Prefeitura Municipal e acessível a qualquer cidadão:

http://www.novohamburgo.rs.gov.br/modules/catasg/catalogo.php?servico=1126






9.10.2013

Casa Schmidt - Bairro Rio Branco

CASA SCHMIDT, construída no início do século passado. Exemplar das primeiras habitações do bairro RIO BRANCO de Novo Hamburgo que sobreviveu ao tempo CORRE RISCO DE DESAPARECER. Ajude-nos a impedir que isso aconteça!



A CASA SCHMIDT, que postamos na página do Facebook no dia 07/09 ainda íntegra, amanheceu deste jeito no dia 10/09.